Wizard's Portal : Onde o Sonho Continua
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regras de Postagem 2.0

Ir para baixo

Regras de Postagem 2.0 Empty Regras de Postagem 2.0

Mensagem por Admin WP Sáb Jan 01, 2011 3:41 pm

.

Regras de Postagem

Este é um tutorial básico para fazer um bom post em nosso fórum. Primeiro, devemos prestar atenção às regras gerais. Além delas, existem algumas adequações a serem feitas em seu post, para que ele fique de acordo ao padrão do fórum e, portanto, de mais fácil leitura e entendimento. Essas adequações são apenas dicas, mas você poderá ganhar pontos em vários segmentos, caso adapte seu post ao modelo do fórum.

A cada parágrafo em seu texto, dê um espaço a mais entre as linhas;
Na primeira vez que citar outro personagem, coloque o nome dele em negrito;
Utilize cores diferentes para falas de diferentes personagens;
Diferencie fala de pensamentos. Use uma cor padrão para suas falas e outro artifício para seus pensamentos. Aconselhamos a usar o ITÁLICO e entre aspas (“ “) os pensamentos;
Não utilize amarelo, branco ou outra cor que dificulte a leitura. Caso seja proposital, avise em OFF no começo do post que existem linhas em branco, ou utilize a ferramenta SPOILER (Essa ferramenta oculta trechos de seu texto, apenas lerão os trechos aqueles que quiserem e clicarem em cima da palavra spoiler);
Não utilize asteriscos ( * ) para marcar a ação de sua personagem;
Não antecipe ações de personagens controlados por outro player, nem de NPC’s que estão sob a regência dele. Seu personagem é livre para ponderar as ações dos outros personagens, mas, não para prever ou antecipá-las sem uma prévia autorização do player em questão. Mantenha sua narrativa sempre coerente com a do outro;
Respeite sempre a literatura do jogo. O universo é totalmente baseado na obra de J.K. Rowling. Evite fugir do mesmo, ou supor sobre determinados assuntos que permanecem obscuros. Em caso de dúvida, procure um administrador.

Existem também algumas dicas para deixar seu post sempre mais rico. Lembramos que a criatividade pode fazer seu texto ficar melhor e ganhar mais pontos na avaliação.

! Caso seja o primeiro post no local, não vá direto para a ação principal. Descreva o que há ao redor, o sentimento da personagem e suas reações aos detalhes;
! Procure saber a estação do ano (pode ser vista no portal, ou pergunte para algum moderador ou amigo), para que utilize isso em seu post;
! Descreva física e psicologicamente sua personagem;
! Abuse dos detalhes. Quanto mais ricos forem, melhores serão seus posts;
! Após falar do local, do tempo, e da sua personagem, pode-se dar início à ação principal do texto, que você também pode fazê-la de modo mais rico;
! Você pode criar e usar NPCs (No player control / sem controle de jogador) para enriquecer seus posts. As suas falas e ações serão diretamente controladas por você, então contarão nas linhas a serem cumpridas;
! Não misture tempos verbais. Opte pelos verbos no presente ou no pretérito perfeito;
! Cuidado com a repetição de palavras. Não coloque o nome de sua personagem, pronomes e substantivos muitas vezes seguidas. Em vez de “ele, ele, ele”, tente escrever “ele, o jovem, o pequeno”. Valorize o vocabulário e busque substituir as palavras repetidas por sinônimos;

Como exemplo, escreveremos dois posts, que seriam da primeira etapa da seleção. O primeiro, escrito da forma mais comum que encontramos em RPGs na internet. O segundo, utilizando as dicas de formatação. O da primeira etapa, o recebimento da carta-convite, é facultativo, ou seja, não é obrigatório. Mas é uma ótima oportunidade para que seu texto seja previamente analisado e que receba algumas dicas para a melhora. Pode-se então, depois, seguir para as etapas obrigatórias com um modelo melhor de como escrever e, assim, garantir mais chances de uma melhor pontuação. Seguem os dois exemplos:

John Smith estava na mesa tomando seu café da manhã com seu pai, sua mãe e seu irmão mais novo. Eu estava comendo um café especialmente preparado pela minha mãe, já que hoje completava 11 anos de idade.
Eis que então, uma coruja atravessa a janela com uma carta no bico e deixa ela cair sobre a mesa.
*Salto para trás no susto*
Meus pais pareciam felizes com aquilo. Já eu não sabia exatamente do que se tratava. Sabia que meus pais eram algum tipo de bruxos, mas não esperava por uma coruja pousando na mesa do café da manhã.
*Pega a carta e abre*
Vi que era uma carta me convidando para uma escola de magia, Hogwats. Meus pais pareciam muito orgulhosos.
Mãe: Parabéns, meu pequeno.
Pai: Estamos muito orgulhosos.
*Corre para meus pais e os abraça*

Começou assim a minha história como bruxo, aos 11 anos, com uma carta no café da manhã.

O texto escrito desta maneira nem chegou a alcançar as 20 linhas mínimas das regras, conferindo assim FLOOD. O jogador receberia uma mensagem para que editasse o post e, assim, continuar no caminho para Hogwarts. Vamos agora, utilizando a mesma história, aplicar as regras e dicas de formatação:

Poderia ser uma manhã como todas as outras. Fazia um pouco de frio, por isso John Smith enrolava na cama, esticando membro por membro e se espreguiçando. Algo tinha de especial naquela fria manhã: era seu décimo primeiro aniversário. Seus pais pediram para que ele se levantasse cedo e, por isso, teriam um café da manhã especial.

Foi ao banheiro logo que acordou e então desceu as escadas de madeira para chegar à cozinha. Não era uma casa grande, mas tinha o charme de todas as casas inglesas com o seu segundo andar.

Finalmente na cozinha, viu que todos já estavam ali, incluindo Paul Smith, seu irmão mais novo. Assim como John, Paul tinha cabelos lisos e levemente avermelhados. Magros, os dois irmãos eram sempre confundidos nas ruas. O que diferenciava os dois eram seus olhos: John tinha olhos castanhos, enquanto que Paul tinha olhos azuis.

Seu pai, George Smith, era magro, alto e esbelto. Seus cabelos castanhos caíam sobre seus finos óculos, que acompanhavam um rosto sempre simpático e sorridente. Era um funcionário comum do Ministério da Magia. Já sua mãe, Linda Smith, era a típica dona de casa inglesa, só que com um detalhe: tudo o que uma dona de casa fazia, ela praticava com magia. Eles eram uma família de bruxos comuns. Nada de muita história e glória no sobrenome Smith, eram apenas bruxos comuns.

No meio do café da manhã, um susto: uma coruja entrou voando pela pequena janela da cozinha, pousando sobre a mesa, perto de John. George e Linda pareciam maravilhados com aquilo, mas John hesitava, olhando a coruja. Ela era branca com algumas manchas e não parecia maior do que as outras que ele via sobre os postes de luz. Em seu bico, uma carta com um estranho selo.

John olhou para seus pais que faziam sinais para incentivá-lo. "Mas o que será isso?", pensou o jovem aniversariante enquanto pegava a carta e rompia o selo. Era carta de uma escola de magia, Hogwarts, e ele estava sendo convidado a estudar lá, agora que havia completado 11 anos.

O casal Smith sorria encantado e orgulhoso. Foram até o garoto e o abraçaram, soltando lágrimas e palavras:

— Meus parabéns, meu pequeno. — Disse sua mãe.

— Estamos muito orgulhosos. — Completou seu pai.

E foi naquele estranho café da manhã de aniversário, com um caloroso abraço, que começou a vida de John Smith como um verdadeiro bruxo.

OFF: Os nomes das personagens foram baseados nos integrantes da banda inglesa Beatles e alguns familiares.

O texto está agora adequado à forma de postagem do WIZARD’S. Pode parecer difícil no começo, mas você terá tempo para se acostumar. O limite de linhas foi ultrapassado com sobra, passando de 30 linhas. O texto parece ter mais corpo, facilita a leitura e está com um vocabulário mais rico.

Entenderam como se faz? Agora é a vez de vocês! E não se preocupem com os primeiros deslizes, pois a gentil funcionária do Ministério, Elizabeth Lovelace, estará aqui para ajudá-los e dará mais dicas.


Boa sorte na seleção e sejam bem vindos a Hogwarts!

Regras de Postagem 2.0 Caixa_10


Tutorial escrito por Pedro Ewald, com colaboração do Alan Freitas. Revisado pela Administração do fórum.
Admin WP
Admin WP
Novato
Novato

Masculino Posts : 185
Idade : 523
Data de inscrição : 07/12/2010
Warning :
Regras de Postagem 2.0 Barra_comeco-1100 / 100100 / 100Regras de Postagem 2.0 Barra_fim-1

Nome do Jogador : Administrador

http://danniaragao.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos