Sistema de Aulas 2.0
Página 1 de 1
Sistema de Aulas 2.0
Sistema de Aulas 2.0
Bem-vindos ao tópico explicativo sobre o novo sistema de aulas do Wizard's Portal! Ele foi pensado para dar mais valor à criatividade que ao "copia-cola".
Para começar, a partir do Ano V as aulas não serão mais obrigatórias. Isso as torna maçantes e repetitivas, e acabam desestimulando nossos jogadores, algo que definitivamente não queremos. Mas não significa que perderão seu valor, a partir de agora irá funcionar assim:
• Os posts de aula continuarão a ser postados pelos professores, um por período, e cabe a eles decidir que tipo de atividade farão;
• Os alunos têm a opção de postar ou não a aula, tendo ciência de que isso irá interferir em sua nota;
• Durante o ano será proposta uma atividade que dará a chance de conseguir a nota mínima de aprovação aos alunos que decidirem não postar (alunos que postam regularmente nas aulas também poderão participar da atividade para aumentar as notas).
A ideia é que possamos manter os dois tipos de jogadores mais frequentes: os que gostam das aulas e os que preferem ater-se às tramas sem se preocupar com nota. Contudo, seria uma injustiça aos demais se os que não postam em aulas fossem aprovados automaticamente, o que fez surgir a atividade. Junto a ela, iremos adotar um novo método de avaliação a ser seguido pelos professores.
Novo Esquema de Aulas
AULAS E SEMINÁRIO
► Os professores devem postar uma aula por período, sendo composta de explicação e tarefa, sendo esta de forma livre, ficando a cargo do professor decidir como será sua aplicação e avaliação.
Pontos máximos por tarefa: 10 pontos
XP máximos por post/ aula: 10 pontos de XP, incluindo os extras.
Ações extras pedidas pelo professor em aula deverão valer Pontos Extras para CASA e não mais XP - máximo de 3 pontos por ação..
► Uma vez por ano os professores deverão disponibilizar um ou mais temas para os alunos adotarem na "Semana Educacional", um evento voltado para a apresentação do conteúdo estudado na visão dos alunos. Esta será a chance daqueles que não postam em aulas de conseguir a pontuação mínima para passar de ano. O evento funcionará da seguinte maneira:
___∟Os alunos formarão grupos (com NPCs ou outros jogadores, não necessariamente da própria casa) e escolherão uma matéria e/ou tema sobre o qual falar;
___∟O esquema será o mesmo das "escolas trouxas", um trabalho grande onde os alunos expõem o conteúdo através de "cartazes", "encenações", "modelos" e qualquer coisa que vier à mente;
___∟O prazo em OFF será de uma semana e em on de um dia inteiro;
___∟As notas do seminário serão dadas pelos professores que propuseram o tema escolhido pelo grupo, seguindo o esquema abaixo:
- Spoiler:
- AVALIAÇÃO DE SEMINÁRIO
Grupo:
Matéria:
Tema:
AVALIAÇÃO EM ON
Apresentação Visual: 0/5 Pts (Se o trabalho foi bem feito, pode ser em imagem ou em riqueza de detalhes na descrição em texto)
Apresentação Oral: 0/5 Pts (A desenvoltura do aluno ao explicar o conteúdo do trabalho)
Comentário Texto (A opinião do professor com relação ao trabalho)
AVALIAÇÃO EM OFF
Criatividade: 0/4 Pts (O quão interessante o texto é)
Ortografia e Gramática: 0/3 Pts (Avaliação a grafia das palavras e respeito às normas da língua portuguesa)
Coesão: 0/3 Pts (Se o texto é fácil de ler, seguindo uma ordem compreensível dos fatos)
Comentário Texto (A opinião do professor com relação ao texto)
Total: 0/20- Código:
[quote][b]AVALIAÇÃO DE SEMINÁRIO[/b]
[b]Grupo:[/b]
[b]Matéria:[/b]
[b]Tema:[/b]
[hr]
[b]AVALIAÇÃO EM ON[/b]
[b]Apresentação Visual:[/b] 0/5 Pts [i](Se o trabalho foi bem feito, pode ser em imagem ou em riqueza de detalhes na descrição em texto)[/i]
[b]Apresentação Oral:[/b] 0/5 Pts [i](A desenvoltura do aluno ao explicar o conteúdo do trabalho)[/i]
[b]Comentário[/b] Texto [i](A opinião do professor com relação ao trabalho)[/i]
[hr]
[b]AVALIAÇÃO EM OFF[/b]
[b]Criatividade:[/b] 0/4 Pts [i](O quão interessante o texto é)[/i]
[b]Ortografia e Gramática:[/b] 0/3 Pts [i](Avaliação a grafia das palavras e respeito às normas da língua portuguesa)[/i]
[b]Coesão:[/b] 0/3 Pts [i](Se o texto é fácil de ler, seguindo uma ordem compreensível dos fatos)[/i]
[b]Comentário[/b] Texto [i](A opinião do professor com relação ao texto)[/i]
[hr]
[b]Total:[/b] 0/20[/quote]
0 a 2 Pts | 3 e 4 Pts | 5 e 6 Pts | 7 e 8 Pts | 9 e 10 Pts |
1 XP | 2 XP | 3 XP | 4 XP | 5 XP |
► As aulas terão uma avaliação parecida, contudo a distribuição de XP e de Pontos serão "independentes". A interação em aula, ou seja, o que o aluno faz, mesmo que ele não copie o modelo do professor e prefira, por exemplo, ficar lendo O Profeta ao invés de prestar atenção, contará como participação e poderá receber XP. As tarefas também receberão a avaliação da interação, contudo o conteúdo de aula nesse caso será importante e essas receberão Pontos. Segue um modelo de avaliação:
- Spoiler:
- AVALIAÇÃO DE ALUNO
Aluno:
Ano:
Casa:
AULA
Criatividade: 0/3 XP (O quão bem descrito e interessante é o post)
Interação: 0/2 XP (Se o aluno teve contato com outros personagens e como foi o contato)
Lógica: 0/3 XP (Dizer se o post faz sentido no momento da aula e se levou em conta as postagens anteriores)
Extra: 0/2 XP (Para pergunta e participação didática)
Comentário Texto (A opinião do professor com relação à participação ou não do aluno na aula)
TAREFA
Ortografia eGramática : 0/5 Pts (Avaliação da grafia das palavras e respeito às normas da língua portuguesa)
Conteúdo: 0/5 Pts (Se está de acordo com o que foi proposto na tarefa)
Comentário Texto (A opinião do professor com relação ao exercício)
Total: 0/10 Pontos
Total: 0/10 XP- Código:
[quote][b]AVALIAÇÃO DE ALUNO[/b]
[b]Aluno:[/b]
[b]Ano:[/b]
[b]Casa:[/b]
[hr]
[b]AULA[/b]
[b]Criatividade:[/b] 0/3 XP [i](O quão bem descrito e interessante é o post)[/i]
[b]Interação:[/b] 0/2 XP [i](Se o aluno teve contato com outros personagens e como foi o contato)[/i]
[b]Lógica:[/b] 0/3 XP [i](Dizer se o post faz sentido no momento da aula e se levou em conta as postagens anteriores)[/i]
[b]Extra:[/b] 0/2 XP [i](Para pergunta e participação didática)[/i]
[b]Comentário[/b] Texto [i](A opinião do professor com relação à participação ou não do aluno na aula)[/i]
[hr]
[b]TAREFA[/b]
[b]Ortografia eGramática :[/b] 0/5 Pts [i](Avaliação da grafia das palavras e respeito às normas da língua portuguesa)[/i]
[b]Conteúdo:[/b] 0/5 Pts [i](Se está de acordo com o que foi proposto na tarefa)[/i]
[b]Comentário[/b] Texto [i](A opinião do professor com relação ao exercício)[/i]
[hr]
[b]Total:[/b] 0/10 Pontos
[b]Total:[/b] 0/10 XP[/quote]
N.O.M.s e N.I.E.M.s
► N.O.M.s e N.I.E.M.s são provas sobre o conteúdo didático aplicadas pelo Ministério da Magia a fim de avaliar os alunos e suas aptidões. N.O.M.s são aplicados ao final do Quinto Ano, e os N.I.E.M.s ao final do Sétimo Ano. Excepcionalmente, aos alunos desses anos as aulas não influenciarão na nota final, ou seja, a aprovação será baseada apenas nos Exames. Ainda sim, o seminário, por ser opcional, também ficará disponível para esses anos.
► Os Exames serão aplicados no quarto período letivo, sendo duas semanas para a prova escrita e três semanas para a prova prática. Veja como serão:
___∟A prova escrita não será postada com o personagem. As questões serão enviadas pelos professores ao Narrador que as unirá num tópico para os alunos;
___∟As respostas deverão ser enviadas via coruja (MP) para o professor da matéria dentro do prazo estipulado;
___∟A segunda parte, prova prática, será como uma aula normal, mas postada no Salão Principal. Contudo não pelos professores e sim pelo representante designado para aplicação da mesma;
___∟O modelo de avaliação é praticamente o mesmo das aulas:
- Spoiler:
- N.O.M.s/N.I.E.M.s
Aluno:
Casa:
PROVA ESCRITA
Ortografia e Gramática: 0/5 Pts (Avaliação da grafia das palavras e respeito às normas da língua portuguesa)
Conteúdo: 0/5 Pts (Se está de acordo com o que foi proposto na tarefa)
Comentário Texto (A opinião DO PERSONAGEM com relação ao exercício)
PROVA PRÁTICA
Criatividade: 0/3 XP (O quão bem descrito e interessante é o post)
Conteúdo: 0/3 XP (Se o aluno aplicou bem a matéria aprendida)
Lógica: 0/4 XP (Dizer se o post faz sentido com relação ao que acontece ao redor)
Comentário Texto (A opinião DO PERSONAGEM com relação à participação ou não do aluno na aula)
Total: 0/10 Pontos
Total: 0/10 XP- Código:
[quote][b]N.O.M.s/N.I.E.M.s[/b]
[b]Aluno:[/b]
[b]Casa:[/b]
[hr]
[b]PROVA ESCRITA[/b]
[b]Ortografia e Gramática:[/b] 0/5 Pts [i](Avaliação da grafia das palavras e respeito às normas da língua portuguesa)[/i]
[b]Conteúdo:[/b] 0/5 Pts [i](Se está de acordo com o que foi proposto na tarefa)[/i]
[b]Comentário[/b] Texto [i](A opinião DO PERSONAGEM com relação ao exercício)[/i]
[hr]
[b]PROVA PRÁTICA[/b]
[b]Criatividade:[/b] 0/3 XP [i](O quão bem descrito e interessante é o post)[/i]
[b]Conteúdo:[/b] 0/3 XP [i](Se o aluno aplicou bem a matéria aprendida)[/i]
[b]Lógica:[/b] 0/4 XP [i](Dizer se o post faz sentido com relação ao que acontece ao redor)[/i]
[b]Comentário[/b] Texto [i](A opinião DO PERSONAGEM com relação à participação ou não do aluno na aula)[/i]
[hr]
[b]Total:[/b] 0/10 Pontos
[b]Total:[/b] 0/10 XP[/quote]
Aprovações
► Ao final de cada ano todas as notas dos alunos obtidas em aula e por matéria serão somadas e divididas por dois.
1º Período + 2º Período + 3º Período + 4º Período = Nota Parcial / 2 = Nota de Aulas |
Nota do Seminário / 2 + Nota de Aulas = Parcial / 2 = Nota Final 5 ou mais, APROVADO, 4 ou menos, REPROVADO |
Nota do Exame x 2 = Nota Final 5 ou mais, APROVADO, 4 ou menos, REPROVADO |
Nota do Exame x 2 + Nota do Seminário = Nota Final 5 ou mais, APROVADO, 4 ou menos, REPROVADO |
0 a 2 Trasgo - 3 e 4 Péssimo - 5 e 6 Aceitável - 7 e 8 Excede Expectativas - 9 e 10 - Ótimo |
Essas são as principais mudanças no sistema de aulas. Caso haja qualquer dúvida, postem no tópico destinado a elas ou mande MP para Narrador ou Admin WP! Estas regras estão sujeitas a alterações caso seja necessário.
FEITO COM A COLABORAÇÃO DE CAIO PACHECO
Última edição por Admin WP em Ter Abr 05, 2011 10:28 pm, editado 8 vez(es)
Re: Sistema de Aulas 2.0
.
F.A.Q. do N.E.A.
Esse F.A.Q. foi criado com o intuito de responder possíveis questões sobre o Novo Esquema de Aulas. Qualquer nova dúvida sobre ele deve ser postada na área "Contato" para ser respondida e trazida para cá.
• Se a minha média final será no máximo 10, a minha casa só recebe 10 pontos?
__∟Não, os pontos serão computados como sempre, ao fim de cada período, que também dará ao aluno um conceito. A média é apenas um conceito geral, uma média que retrata o desempenho do aluno naquele ano.
• Então eu só preciso fazer o seminário pra passar de ano?
__∟Sim, mas caso você faça alguma outra aula, mesmo que apenas uma, ela entrará no cálculo da sua média.
• No seminário, o aluno só precisa fazer UM trabalho de UMA matéria aleatória e isso vai valer para TODAS as matérias? POR: JACOB BUGÈRRER
__∟Sim, como o seminário é um trabalho mais elaborado e demorado, apenas uma nota valerá sim para todas as matérias, caso o aluno não poste em nenhuma das aulas.
F.A.Q. do N.E.A.
Esse F.A.Q. foi criado com o intuito de responder possíveis questões sobre o Novo Esquema de Aulas. Qualquer nova dúvida sobre ele deve ser postada na área "Contato" para ser respondida e trazida para cá.
• Se a minha média final será no máximo 10, a minha casa só recebe 10 pontos?
__∟Não, os pontos serão computados como sempre, ao fim de cada período, que também dará ao aluno um conceito. A média é apenas um conceito geral, uma média que retrata o desempenho do aluno naquele ano.
• Então eu só preciso fazer o seminário pra passar de ano?
__∟Sim, mas caso você faça alguma outra aula, mesmo que apenas uma, ela entrará no cálculo da sua média.
• No seminário, o aluno só precisa fazer UM trabalho de UMA matéria aleatória e isso vai valer para TODAS as matérias? POR: JACOB BUGÈRRER
__∟Sim, como o seminário é um trabalho mais elaborado e demorado, apenas uma nota valerá sim para todas as matérias, caso o aluno não poste em nenhuma das aulas.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|